quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Halloween!!!

O Halloween é uma festa comemorativa ,celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estado Unidos, onde foi levada pelos imigrantes irlandeses, em meados do século XIX.



Esta comemoração existe a mais de 2500 anos, seu surgimento deu-se entre o povo celta, que acreditava que, no ultimo dia de verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos e para espantar esses fantasmas, os celtas colocavam nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas, entre outros.

Por ser considerada uma festa pagã, foi condenada na Europa durante a idade media, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas, aqueles que ousavam comemorar esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influencias pagãs na Europa Medieval , a igreja Cristianizou a festa, criando o dia dos finados (2 de novembro).

No Brasil, a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorizam e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.

Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado, mas, enquanto isso não acontece... Doces ou Travessuras?

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

18 de Outubro - Dia do Médico!

DIA DO MÉDICO 

Dia 18 de outubro comemora-se o dia do médico, um dos mais importantes profissionais presentes em nossa sociedade, sua função está ligada à manutenção e reabilitação da saúde, seja pediatra, ginecologista, oncologista ou clinico geral, não importa a especialidade. Este profissional utiliza o saber específico, técnicas e abordagens que lhe permitem promover a saúde e o bem-estar físico, mental e social dos indivíduos. 

(imagem: Google)

Essa data é comemorada em diversos países, como Brasil, Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos, e foi escolhida por ser o dia consagrado ao apostolo Lucas, o "amado médico", para os católicos ele é considerado padroeiro da medicina. Lucas teria estudado medicina na Antioquia, além de ser pintor, músico e historiador, um dos mais intelectuais discípulos de Cristo. A tradição de ter Lucas como patrono dos médicos teve inicio por volta do século XV.

A medicina é a ciência que investiga a natureza e origem das doenças do homem, de modo a prevenir, controlar e curar as doenças, preservando assim a saúde do ser humano. A palavra deriva do verbo em latin “mederi” que significa curar, tratar.

No final do século XV é que se inicia a medicina moderna com estudo da anatomia humana. Em 1543, o médico André Vesálio publica “A organização do corpo humano” que descrevia com detalhes o corpo humano, representando um grande avanço. Para conceber a obra, o médico André usou a técnica de dissecação de cadáveres, que resultou em sua condenação a morte pela Inquisição. Aqui vai nossa singela homenagens aos médicos.... 

” Que Deus abençoe tuas mãos, que amenizam a dor e curam as feridas. 

Que Deus abençoe tua vida, tua família e tua morada, hoje e sempre, para que possas, por longo tempo, sanar a dor que sangra nas casas, nas ruas e nos leitos dos hospitais. 

Que Deus continue a guiar tuas mãos e a encher de amor teu coração para que sejas sempre o caminho da bondade e da esperança para aqueles que em tuas mãos depositam suas vidas. Pela dedicação, amor e carinho com que segues a jornada que escolheste para tua vida.”

Parabéns pelo seu dia!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

15 de Outubro - Dia do Professor!

DIA DO PROFESSOR

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava sobre muitas coisas, por exemplo: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.




Somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escol,a no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre, que ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano. 

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar dignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". 

“NOSSOS AGRADECIMENTOS AOS PROFESSORES, POR REPARTIREM SEUS CONHECIMENTOS, COLOCANDO EM NOSSAS MÃOS, AS FERRAMENTAS COM AS QUAIS ABRIREMOS NOVOS HORIZONTES , EM BUSCA DOS IDEAIS HUMANOS E PROFISSIONAIS".