segunda-feira, 17 de outubro de 2011

18 de Outubro - Dia do Médico!

DIA DO MÉDICO 

Dia 18 de outubro comemora-se o dia do médico, um dos mais importantes profissionais presentes em nossa sociedade, sua função está ligada à manutenção e reabilitação da saúde, seja pediatra, ginecologista, oncologista ou clinico geral, não importa a especialidade. Este profissional utiliza o saber específico, técnicas e abordagens que lhe permitem promover a saúde e o bem-estar físico, mental e social dos indivíduos. 

(imagem: Google)

Essa data é comemorada em diversos países, como Brasil, Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos, e foi escolhida por ser o dia consagrado ao apostolo Lucas, o "amado médico", para os católicos ele é considerado padroeiro da medicina. Lucas teria estudado medicina na Antioquia, além de ser pintor, músico e historiador, um dos mais intelectuais discípulos de Cristo. A tradição de ter Lucas como patrono dos médicos teve inicio por volta do século XV.

A medicina é a ciência que investiga a natureza e origem das doenças do homem, de modo a prevenir, controlar e curar as doenças, preservando assim a saúde do ser humano. A palavra deriva do verbo em latin “mederi” que significa curar, tratar.

No final do século XV é que se inicia a medicina moderna com estudo da anatomia humana. Em 1543, o médico André Vesálio publica “A organização do corpo humano” que descrevia com detalhes o corpo humano, representando um grande avanço. Para conceber a obra, o médico André usou a técnica de dissecação de cadáveres, que resultou em sua condenação a morte pela Inquisição. Aqui vai nossa singela homenagens aos médicos.... 

” Que Deus abençoe tuas mãos, que amenizam a dor e curam as feridas. 

Que Deus abençoe tua vida, tua família e tua morada, hoje e sempre, para que possas, por longo tempo, sanar a dor que sangra nas casas, nas ruas e nos leitos dos hospitais. 

Que Deus continue a guiar tuas mãos e a encher de amor teu coração para que sejas sempre o caminho da bondade e da esperança para aqueles que em tuas mãos depositam suas vidas. Pela dedicação, amor e carinho com que segues a jornada que escolheste para tua vida.”

Parabéns pelo seu dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário