terça-feira, 16 de agosto de 2011

Conhecimento nunca é demais!

Você sabia que a camiseta já foi peça íntima? Pois é! Conheça a história dessa vestimenta que faz parte do nosso dia-a-dia


Antigüidade - Os romanos usavam uma túnica dupla, chamada camisia. A roupa (sempre branca e quase sempre de linho) era usada por baixo da roupa para proteger da transpiração.

Século 4 - Em Constantinopla as roupas dos afortunados eram muito ricas, bordados com ouro, prata e pedras preciosas, e por isso não eramlavadas. A camisia era usada por baixo dessas peças nobres para evitar que sujassem.

1516 - Michelangelo terminou a estátua O Escravo Moribundo, um homem vestido com uma camiseta regata (era a  primeira vez que se via uma). A moda não pegou.
Século 19 - As crianças começaram a usar roupas diferentes das dos adultos. A camisia era a única vestimenta até os 5 ou 6 anos e também era usada em batismos.
Até início do século 20 - As camisetas eram usadas apenas na Europa e como roupa de baixo, para proteger os homens da transpiração e do frio. Para não rasgar as camisas, os trabalhadores braçais usavam apenas camisetas para trabalhar.
1ª Guerra Mundial - Os soldados europeus usavam, por baixo dos uniformes, confortáveis camisetas feitas de algodão. Os americanos, morrendo de calor em seus uniformes de lã, gostaram da novidade e a levaram para os Estados Unidos. O design em formato de T levou a peça a ficar conhecida como T-shirt.

2ª Guerra Mundial - A camiseta tornou-se peça-chave no uniforme da Marinha e do Exército Americano. Continuou sendo considerada roupa de baixo, mas o público acostuma-se a ver nas revistas fotos dos soldados com camiseta, sem camisa por cima, ao fazerem trabalhos pesados ou em lugares quentes.

1948 - Candidato à presidência dos Estados Unidos, Thomas E. Dewey faz uma das primeiras camisetas de propaganda da história, com os dizeres “Dew it for Dewey”.

1951 - Marlon Brando apareceu de camiseta no filme Um Bonde Chamado Desejo. A peça dava destaque ao corpo do ator. A partir dessa época, a camiseta passou a fazer parte da vestimenta das pessoas no dia-a-dia.
1955 - Usar camiseta era sinônimo de rebeldia, mal visto pela sociedade e crianças só usavam por debaixo da roupa.

Anos 60 - Na esteira do movimentos anti-guerra e a favor da liberdade, as camisetas traziam mensagem, pacifistas e hippies, na linha de “Faça Amor, Não Faça Guerra”. Nessa época, as mulheres começaram a usar a peça, tornando-a unissex.

Anos 70 - As camisetas começaram a ser usadas como marketing e aí que veio a geração das camisetas com slogan de refrigerante, cigarro, e todo outro tipo de propaganda.

Anos 80 - A época do individualismo e do consumismo desenfreado. Foi aí que surgiu a moda de camisetas com os nomes das marcas estampados e de preferência, sem mais nenhuma estampa. O que valia era mostrar que a camiseta era de grife.

Anos 90 - Quanto mais largada a camiseta, mais sucesso. O estilo Grunge esteve em alta e o "tô nem aí" foi geral.

Anos 2000 - A moda é ser diferente. O que manda é sua personalidade e quanto mais inovadora for a camiseta, mais sucesso ela fará.

As camisetas falam, e muito, sobre a personalidade de cada um. Os modelos disponíveis seguem uma variedade imensa e desde aí começa a brotar a criatividade de cada um. Podem ser regatas, mangas curtas, mangas 3/4, mangas compridas, baby looks, polo, coloridas, estampadas, lisas, listradas, com frases, imagens ou ainda, com estampas artesanais.

Legal é que usar camisetas, além de ser básico e tradicional, faz bem para a saúde. Exatamente! Porquê? Pelo fato da maioria ser 100% algodão e permitir que o corpo transpire. Isso previne póros dilatados, surgimento de acne, odores causados por transpiração excessiva e problemas de circulação (no caso das mulheres, que aqs vezes optam por roupas apertadas demais).

Então, a dica das próximas estações é renovar o estoque de camisetas e claro, passar o calorzão bem vestido e agora, com conhecimento de causa.


Curtiram o post? Pois é, conhecimento nunca é demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário